jusbrasil.com.br
18 de Outubro de 2021

Por que planejar a aposentadoria? (A História do Sr. José)

Cássio Furlan, Advogado
Publicado por Cássio Furlan
há 2 anos

Há alguns dias foi publicada a sentença de um cliente do escritório e gostaria de compartilhar a sua história com você. Vou chamá-lo de José.

O Senhor José trabalhou durante muitos anos como motorista de caminhão “pau de arara”, aquele que faz o transporte dos trabalhadores rurais para as lavouras. Certo dia ele entrou no escritório para saber como estava a sua situação no INSS.

Quando analisava a sua carteira de trabalho, vi que havia esse longo período de tempo registrado apenas como “motorista”. Perguntei a ele sobre o que se tratava e ele me explicou a atividade exercida.

O Senhor José não sabia que a profissão de motorista de caminhão era considerada especial por enquadramento de categoria e que tinha direito à contagem daquele tempo de maneira favorável, com acréscimo de 40%.

Fiz as simulações de cálculo e informei-o de que ele já poderia estar recebendo o benefício há 4 (quatro) anos, visto que, com a conversão do tempo especial, ele já contava com 39 anos de contribuição naquela data.

*Obs: antes da Reforma, bastavam 35 anos de contribuição para a aposentadoria por tempo de contribuição.

Em postagens anteriores eu comentei com você sobre a postura do Governo em manter o cidadão desinformado sobre os seus direitos. Viu como isso pode te afetar diretamente?

Gostaria de saber qual é o seu ponto de vista sobre a postura dos nossos governantes de aprovarem Reformas “goela abaixo”, sem passar qualquer tipo de orientação para os cidadãos.

Até o próximo artigo. Um abraço!


Para mais conteúdo sobre a Reforma da Previdência e Direito Previdenciário como um todo, acessar o meu canal:

https://www.youtube.com/channel/UCW7DmxabHucjCPOpSW3vo8A

Para baixar meu e-book, 10 Pontos Sobre a Reforma da Previdência, clicar no link abaixo:

http://cassiofurlan.com.br/10-pontos-sobreareforma-previdenciaria/

Instagram:

https://www.instagram.com/cassiofurlanadv/

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)